quinta-feira, 18 de abril de 2013

Relacionamento caiu na rotina? Hora de mudar!!!



A gente vive normalmente em rotina, desde a hora que acordamos, até a hora de se deitar.
É de 'praxe' acordar, escovar dentes, tomar banhos, vestir roupas, trancar a porta ao sair de casa, atender o telefone com um 'alô', olhar para atravessar a rua, colocar o celular para carregar quando a bateria acaba, apagar as luzes na hora de dormir.. Enfim, fora todos aqueles outros de quem trabalha fora (assim como eu), que faz o mesmo caminho diariamente, que entra no mesmo horário todos os dias, convive com as mesmas pessoas, enfim, estamos constantemente ligados a rotina. E muitas vezes, os relacionamentos não escapam disso também. É a mensagem ou ligação de bom dia, normalmente no mesmo horário, os programas do final de semana, a posição na hora de dormir, e assim por muitas outras coisas. Não sou a melhor do mundo, mas quando reparo que meu namoro está criando uma rotina, faço o possível para fugir disso. Primeiro vamos analisar, você que namora, ou é casada (o), para o que está fazendo e começa a pensar nas seguintes coisas:

- O que é rotina para você? 
Faço essa pergunta, porque as vezes, nem todo mundo tem a mesma visão, não generalizando, mas acho que as mulheres percebem mais quando o relacionamento está criando rotina, do que o homem, até pelo nosso lado mais emotivo, sentimental. Mas claro, que tem 'guris' por ai tão sentimental quanto nós, hoje em dia não existe mais o 'sexo frágil', rs. Você gosta da maneira como leva seu relacionamento? 

- Em seus relacionamentos, você tira um tempinho para você? 
Sei que quando estamos amando, é muito bom ter a pessoa ali, lado a lado... Mas as vezes por excesso de tempo juntos, nem sempre conseguimos ir ao salão de beleza, ir as compras, fazer uma hidratação no cabelo, visitar uma amiga, ficar de pijama o dia todo vendo televisão e comendo tranqueiras, ou os homens irem beber uma cervejinha, jogar uma bola, roncar no sofá, assistir futebol com os amigos. Enfim, sei que todas essas coisas podem ser feitas acompanhadas do par perfeito (e eu garanto, é ótimo). Mas as vezes é necessário que tire um diazinho, ou apenas algumas horinhas do final de semana, ou da semana (dependendo de como é a sua rotina) para fazer coisas que é melhor sozinha, pelo menos sem ter a pressa de olhar no relógio para administrar o tempo de cada um. Se não consegue fazer isso sempre, reserve pelo menos umas 2 vezes por mês para que isso aconteça, com certeza é bom, no começo pode até ser um pouco assustador quando o relacionamento for chicletinho (O meu e do Diego é sim chicletinho), mas com certeza o lance de estar longe um pouco, faz a gente voltar pro lado do amor com mais saudade (CONSELHO DE AMIGA...)

- Você diz "Eu te amo" por obrigação ou por vontade? 
Lógico que falar pra pessoa amada o quanto ela é especial, o quanto a gente gosta dela, e todos aqueles mimos carinhosos que acontece ao decorrer do relacionamento, é ÓTIMO! Mas chega uma hora que as vezes isso vira comodismo, tipo, não sei se você que está lendo já passou por isso, mas o lance de falar um "Eu te amo" antes de desligar o telefone, ou após ouvir um eu te amo do love, é algo que acontece normalmente. Você não precisa retribuir um "EU TE AMO" por apenas ter acabado de escutar a mesma frase, mas sim quando você realmente sentir necessidade de dizer. Claro, o amor é algo muito abrangente, a gente não ama apenas por amar, e não repete a frase apenas por repetir. O que faz a gente amar é uma série de fatores, então reserva essa frase pro momento certo, para falar quando realmente o coração estiver batendo mais forte e ao mesmo tempo apertadinho, você vai ver como é delicioso. Eu diria, uma injeção de adrenalina. 

- Quais lugares vocês frequentam quando estão juntos? 
Vão sempre aos mesmos bares, restaurantes, ou até para os casais mais quietinhos, ficam sempre em casa, assistindo o mesmo programa de televisão?? Que tal mudar um pouquinho? Claro, vocês podem ADORAR aquele restaurante que vão desde o primeiro encontro, mas você pode surpreender a pessoa amada, indo com ela para outro lugar onde ela nem esteja esperando, que tal? Do que vocês gostam de comer? Não precisam deixar de pedir o prato preferido, mas é muito bom conhecer outros lugares, ainda mais acompanhado da pessoa que ama. Se é um casal mais caseiro, não tem problema, invente coias legais para se fazer dentro de casa mesmo, um dia cozinhem juntos, no outro assistam uma comédia regados de pipoca, no outro joguem aqueles jogos de tabuleiro (é divertidíssimo), no outro arrumem a casa juntos, lavem o carro, façam uma reunião e chamem os amigos, dê banho no cachorro, limpem e organizem a geladeira, assistam a outros tipos de filme... Enfim, não deixe só sofá, cama e televisão. Que tal organizas aquelas quinquilharias que ficam na gaveta? Ou se não pintar a casa? (No decorrer do blog vou dar muitas sugestões.. Aguardem). 

- Vocês (solteiros) se vêem durante a semana? Vocês (casados) vão dar uma passeada durante a semana? 
As vezes as obrigações diária nos afasta um pouco do parceiro(a) durante a semana (eu que o diga, que trabalho período integral e ainda faço faculdade a noite). Mas que tal pelo menos uma vez por mês pegar um diazinho no meio da semana e reservar para o amor? Isso nem sempre requer grana, diga que está com saudade e que no dia você quer ir em algum lugar apenas jogar conversa fora, olhar as estrelas, pegar um cineminha, assistir a uma peça teatral, jantar num restaurante, passear no shopping, visitar alguns amigos ou parentes... Enfim, só o fato de dar uma 'fugidinha' com a pessoa amada, é ótimo, e melhor ainda quando podemos fugir da rotina para fazer isso acontecer. Aos que tem filho, sei que fica mais difícil, mais que tal pelo menos uma vez acionar o 'disk vovó' ou pagar umas horinhas 'extra' para a babá? 

- Vocês revivem o primeiro encontro, ou ainda fazem coisas como no começo? Uma das coisas que pra mim mais dá saudade quando reparo que o namoro esta caindo na rotina, é a falta que dá do primeiro encontro, ou do comecinho de tudo. Não acredito naquela coisa que dizem que depois de um tempo o relacionamento esfria, mas a gente passa a conhecer mais quem está ao nosso lado. No começo é tudo muito novo, você quase não sabe as manias da pessoa, passa horas se produzindo (mesmo muitas vezes a outra pessoa nem reparando tanto em sua produção). Fica tremendo igual vara verde quando chega a hora do encontrinho... Essas coisas ainda acontecem com o tempo de relacionamento, porém a gente começa a falar mais dos problemas diários, acaba entrando em conflitos por algumas coias, cria-se o habito de se ver mais vezes, e assim vai deixando um pouquinho de lado a empolgação do começo. E para que isso não aconteça, é ótimo as vezes ir ao local do primeiro encontro, ou até mesmo relembrar com o parceiro desses momentos. Pare e analise, você lembra a roupa que a pessoa estava usando? E o perfume? Qual assunto vocês falaram nesse dia? O que você sentiu na hora do primeiro beijo? Enfim, essas e todas as outras coisas que fizeram você aceitar um 'sim' na hora de oficializar essa relação, podem ser revividas mesmo depois de anos juntos. Que tal convidar a pessoa amada para ir ao primeiro lugar que se encontraram e reviver essa história? É delicioso. 

- O Sexo é sempre igual? Que tal inovar? 
Sei que para muitos falar (ou até mesmo pensar) em sexo é um 'tabu'. A sociedade impõe algumas coisas, mesmo não sendo tanto como antigamente, falar em sexo muitas vezes não é algo tão simples. Mulheres que 'dão' são prostitutas, homens que 'batem' ou 'xingam' na hora 'H' são cafajestes. As vezes uma da maiores reclamações do relacionamento é sexo sim. Talvez pq no começo se faziam mais vezes, ou porque era tudo novidade... Não deixe que isso atrapalhe o seu namoro, fale para o parceiro o que gosta, sem se recriminar com o que a pessoa possa vir a pensar de você. Fantasias, produtos de sex shop, brinquedinhos, gels e outros utensílios podem sim ser bem vindos no relacionamento, ir ao motel, criar personagens na cama, mudar as posições que tal arriscar? 

- Será que não está faltando diálogo? 
As brigas estão virando algo constante? Vocês se desentendem pelo menos 2 vezes por semana? Na hora de conversar nunca acabam chegando ao ponto final do assunto? Calma, nada melhor do que esfriar a cabeça e colocar os 'pingos nos is'. Na hora que estamos nervosos, nem todo diálogo sai como a gente quer, então uma maneira legal de se resolver isso, é esperar a poeira baixar. As vezes é importante que se coloque no papel tudo o que se quer dizer, não pense que é cafona chegar na hora de conversar com o parceiro e abrir a listinha, pelo menos a gente não deixa nada acumulado na garganta, e consegue com calma falar tudo aquilo que não esta agradando. Uma boa dica para se manter em calma e evitar brigas, é controlar a própria respiração. Na hora em que estiver nervoso, comece a reparar como esta respirando, e tente fazer com que a respiração fique suave. 

- Você dá valor aos pequenos gestos? 
Um SMS no meio de um dia estressante, uma rosa, uma cartinha, um abraço na hora de um problema sério, uma conversa interessante, um e-mail novo do amor na caixa, um bilhetinho deixado no quarto, ou vários outros espalhados pela sala, um momento em que riram juntos até a barriga doer, um obrigado ou até mesmo um eu te amo sussurrado ao pé do ouvido quando não estamos esperando, existe algo melhor? É sempre bom dar valor a esse tipo de coisa, que muitas vezes passam despercebidos. Que tal fazer isso agora? Surpreender a pessoa amada com uma linda declaração de amor no seu mural do Facebook, ou uma mensagem bem fofinha no celular? Aproveite, nunca é tarde para lembrar as pessoas o quanto elas são especiais pra gente. 

Bom gente... Espero que tenha ajudado com as minhas dicas. 
Se tiverem dúvidas, dicas, sugestões... É só comentar aqui, irei responder com muito carinho. 
Um beijo, 
Bruna

Um comentário:

  1. Bruna, seu post está sensacional!
    A minha experiência com meu marido pode ser um exemplo para quem não quer deixar o namoro ou casamento cair na rotina.
    Estamos sempre tentando surpreender um ao outro, com presentinhos e doçuras. Bom, casamento não é fácil, mas se os dois tiverem a mesma vontade de continuar inovando, tudo dá certo. Outra coisa que nós buscamos é conhecer lugares novos. Nós adoramos restaurantes e viagens, então preferimos conhecer lugares novos a ficar voltando sempre no mesmo canto. Isso dá um sabor especial. E pra terminar, posso dizer que no sexo é a mesma coisa. Fantasias, acessórios, brincadeiras sempre dão um toque a mais. As viagens também ajudam a dar uma apimentada.
    É isso. Um super beijo e continue firme, assim vc vai longe!

    ResponderExcluir